10 dicas incríveis de como tirar fotos em viagens para postar no Instagram

Essas dicas irão ajudá-lo a criar fotos profissionais perfeitas para um feed do Instagram!

Viajar pelo mundo, seja a negócios ou lazer, é uma experiência emocionante que muitos viajantes compartilham em suas redes sociais. No entanto, uma imagem vale mais que mil palavras, e além de guardar aquele momento para sempre em uma imagem incrível, você ainda pode ter um feed do Instagram igualmente emocionante para impressionar seus seguidores. Nem todos somos bons com as redes sociais, ou temos uma câmera super profissional para tirar as fotos, por isso é útil ter um pequeno guia sobre como se registrar esses momentos ao longo do caminho.

1. Entenda que tipo de foto você quer tirar

Para se montar uma composição de imagens é interessante que elas tenham algo em comum, pode ser “fotos de pôr do Sol”, “fotos de pessoas no cotidiano”, “fotos de comidas vermelhas”. Na verdade, não existe uma regra, e depende muito da sua criatividade. E também não precisa ficar o dia todo só tirando fotos para essa lista, mas é interessante você ter um tema em mente na hora de tirar suas fotos, para seu feed ficar bem mais legal. Algumas pessoas ao invés de ter fotos agrupadas por temas, eles agrupam as fotos por efeito, o que também é alfo bem legal e deixa o feed com uma pegada bem bacana.

2. Organize suas fotos

Um dos maiores erros que você pode cometer devido à inexperiência é postar imediatamente após chegarem a um local, fascinados por sua beleza. Essas imagens são frequentemente postadas às pressas, então o feed fica extremamente poluído. É por isso que você precisa tirar o máximo de fotos possível e, mais tarde naquele dia, quando estiver no conforto do seu quarto de hotel, postar algumas. Se você quiser compartilhar algo com seus amigos enquanto estiver turistando, pode usar o Stories, é bem mais legal, e some depois de 24 horas.

3. Luz

É claro que você quer tirar suas fotos em uma boa luz, afinal de contas, sem luz, sem foto correto? Mas não é só isso que você precisa saber. O ideal é tirar suas fotos durante o dia e se tiver um céu azul melhor ainda. No caso de dias cinzas e chuvosos, ainda será possível tirar algumas fotos, você só precisará dar uma turbinada usando filtros. Um segundo fator importante é de onde vem a Luz. Em alguns períodos do dia o Sol está em posições que oferecem a luz perfeita, e você não vai precisar editar tanto, então anota aí:

  • Primeira hora depois do amanhecer até as 11h;
  • Dás 13h até a última hora antes do anoitecer.

Ao meio-dia o Sol está no ápice (ângulo mais alto), então a luz está bem acima de nossas cabeças, fazendo com que as sombras fiquem meio estranhas. Por isso fica muito difícil tirar fotos de detalhes e de pessoas, por que elas ficarão escuras. Por outro lado, se o objetivo é fotografar o mar, então esse é o horário perfeito. Então lembre-se: é meio-dia e você quer tirar uma foto de uma pessoa, isso é um não, porque vai ficar muito escura. Mas se estiver na praia, tire muitas fotos do mar.

Field, Morning, Sunrise, Dawn, Nature, Landscape, Sky

4. A Regra dos Terços

A fotografia é uma expressão artística que possui regras próprias. Você provavelmente aprendeu uma ou duas coisas sobre perspectiva e proporção nas aulas de arte na escola, mas é sempre bom lembrar a regra básica dos terços. Não aponte seu objetivo diretamente para a cena que deseja capturar, mas o objeto que deseja fotografar serão 2/3 da foto. Essa regra vale para capturar imagens de pessoas (e dogs), bem como fotos de paisagens.

E aí você pode perguntar, como vou saber onde são 2/3 foto? Elementar meu caro Watson, divida toda a imagem em nove partes iguais, para isso use a ferramenta de grade ou “grid” do seu celular. O objeto de destaque deve ocupar 2/3 da imagem, podendo ser da parte inferior, ou da superior.

5. Ângulo certo

Você sabe como as pessoas tendem a andar ao redor de uma estátua em um museu ou templo porque querem vê-la de todos os ângulos? Bem, você deve aplicar exatamente o mesmo princípio ao procurar o ângulo certo de sua foto. A fim de capturar a foto ideal, você precisa reenquadrá-la, mudando sua posição caminhando, abaixando-se e até mesmo agachando-se, se necessário.

6. Simplicidade é a chave

Às vezes você passa o dia todo esperando pelo momento perfeito para a foto perfeita. Então isso você perde momentos incríveis e paisagens únicas que passaram. Ao invés de esperar pela foto perfeita, mude seu olhar e enxergue a perfeição na simplicidade da paisagem.

Woman, Marketplace, Indian, Traditional Wear

7. Cuidado com o Zoom!

As pessoas costumam ser tentadas a usar o zoom da câmera quando alcançam um ponto de vista privilegiado. No entanto, esse é o caminho errado a seguir, pois o zoom atrapalha a nitidez e o foco da imagem a ponto de não ser mais adequado para compartilhamento nas redes sociais. Se você se encontrar no topo de uma montanha, não fique tentado a clicar no sinal de “mais”, pois uma imagem panorâmica de grande angular já é impressionante por si só.

8. Tenha um plano

As melhores fotos são feitas quando você está no lugar certo na hora certa, mas isso não acontecerá todos os dias ou mesmo semanas. É por isso que você deve esboçar um plano preliminar para cada novo destino das fotos que deseja fazer. Por exemplo, um pequeno salto para a Tasmânia provavelmente incluirá penhascos e natureza, não assentamentos suburbanos da cidade, então esteja preparado!

9. Cães como modelos

Não há nada mais adorável do que seu cachorro em alguma praia exótica ao pôr do sol. Essas imagens do Instagram são perfeitas por natureza e têm o elemento de viagem refletido no cenário de tirar o fôlego. Os cães são geralmente os melhores modelos, mas às vezes são difíceis de trabalhar. Comida sempre ajuda a trazer mais felicidade a essas fotos, mas você também pode se inspirar em contas famosas do Instagram que usam animais de estimação como um ímã de curtidas. Enquanto faz isso, tente ser verdadeiro consigo mesmo e escreva sobre seu animal de estimação na legenda, porque as pessoas adoram essas histórias.

Welsh Corgi, Dog, Pet, Animal, Beach, Netherlands

10. Se divirta!

Tirar fotos incríveis é bem legal mesmo, mas nunca se esqueça da experiência que você está vivendo. Um novo lugar, pessoas e histórias, culturas interessantes. Por isso nunca deixe de viver essas experiências e se divertir muito!

Sand, Bucket, Beach, Vacation, Summer, Shovel, Plastic

Veja as rotas que temos disponíveis com diárias grátis

Nos acompanhe nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *